O programa Jovem Aprendiz é uma parceria entre o Ministério da Educação empresas públicas ou privadas do Brasil. O sistema contratual permite que menores de idade atuem em empresas de médio a grande porte. mas apesar de ser um contrato e não tem carteira assinada, existem motivos pelos quais o jovem aprendiz pode ser demitido. Saiba mais!
- Confira também Jovem Aprendiz Nestlé 2024.
Como funciona o Jovem Aprendiz?
A iniciativa do programa Jovem Aprendiz permite que estudantes a partir do nono ano entre 14 e 22 anos de idade posso trabalhar. A ideia que os jovens consigam ajuda de custo e ainda se interessa em mais pelo mercado de trabalho.
O programa do está em atuação há alguns anos. A empresa necessita solicitar a sua participação e abrir o seu próprio processo seletivo para escolher quais os jovens vão atuar na sua empresa.
Logicamente existem regras regulador. O jovem aprendiz não pode exercer uma atividade profissional considerada de risco e sem supervisão de um profissional. a maior parte dos cargos são administrativos, mas também há oportunidades na área de produção.
Quem pode ser um Jovem Aprendiz?
O jovem aprendiz necessita primordialmente estar estudando. Deve ser matriculado a partir do nono ano do ensino fundamental. Não importa se ele repetiu algum ano anteriormente, apenas necessita estar matriculado e frequentando as aulas.
Outros requisitos básicos para participar do Programa Jovem Aprendiz 2024 são:
- Não ter participado do programa anteriormente;
- Ter disponibilidade para trabalhar entre 5 e 6 horas por dia;
- Ter horário livre para trabalhar sem chocar com a rotina escolar.
Outros pré-requisitos podem ser exigidos pelas empresas. Algumas fazem questão de ajudar a quem realmente preciso só contrata jovens de baixa renda. Cada empresa pode pedir o que quiser desde que não fique fora das regras básicas do programa.
A contratação do jovem aprendiz não é com carteira assinada, mas a experiência pode ser citada no currículo. As empresas podem contratar o jovem por até 2 anos. A maior parte trabalha com o sistema de contratação por 12 meses e renovação por mais 12 meses.
Quais os motivos que podem causar a demissão de um jovem aprendiz?
E depois de assinar o contrato o jovem aprendiz pode ser demitido? Sim. Qualquer contrato pode ser quebrado se não for cumprido por ambas as partes. Tanto o jovem pode desistir de trabalhar na empresa e pedir demissão como a empresa pode cancelar o contrato quando desejar.
O cancelamento do contrato de jovem aprendiz para acontecer sem motivo. A empresa pode não querer mais trabalhar com o programa e isso não tem problema com nenhum. Mas também podem existir motivos pré-estabelecidos para a demissão. Alguns deles são:
- Não cumprir o horário de chegada na empresa;
- Exercer alguma atividade lícita dentro ou fora da empresa;
- Algumas regras básicas estabelecidas pela empresa;
- Tratar mal colegas de trabalho;
- Não obedecer a hierarquia empresarial (não seguir as regras do chefe);
- Dentre outras.
No momento da contratação do jovem aprendiz deve ser avisado de todas as regras que podem causar a sua demissão. Também deve ser informado sobre sua má conduta em aviso antes da demissão chegar de fato.
Apenas em casos gravíssimos a empresa demite de primeira, sem aviso.