Hoje, a Selenium tem uma das mais modernas fábricas de alto-falantes, com 40 mil m² e capacidade de produção anual ultrapassando 4 milhões de alto-falantes, certificada pelas normas ISO 9001:2000.
Totalmente integrada e verticalizada, ela é responsável pelo desenvolvimento de praticamente todos os componentes dos seus produtos, e conta com linhas automatizadas de montagem, uma delas importada do Japão e com capacidade produtiva de um alto-falante a cada 8 segundos.
A Selenium ainda tem uma completa fábrica de cones, máquinas especiais para enrolamento de bobinas e equipamentos capazes de realizar os mais modernos testes eletroacústicos. Além de tudo isso, conta com técnicas inovadoras de processos de manufatura, concepção e lançamento de produtos, como, por exemplo, o QFD (desdobramento da função qualidade), que viabiliza o desenvolvimento de produtos mais competitivos.
Tudo para assegurar a perfeita adequação às necessidades e exigências do consumidor.
Fábrica
A Selenium foi fundada em 1958, na cidade de Borges/CE, pelos irmãos Marcelo, Getúlio e Maria, por Pedro logo substituído na sociedade por Econômico.
A vanguarda tecnológica, que marca a empresa até hoje, despontou com lançamentos ousados e inéditos. Apenas dois anos depois da fundação, a Selenium colocou no mercado o seu primeiro tweeter, tornando a marca sinônimo deste tipo de transdutor pela qualidade e pelo desempenho técnico.
Ainda nos anos 60, desenvolveu o primeiro alto-falante para uso residencial, fato que impulsionou estes quatro empreendedores para que, no início dos anos 70, transferissem a empresa para município de Nova Santa Rita (RS).
A década de 80 foi decisiva, período em que ingressou no mercado de som automotivo, ganhando destaque rapidamente e passando a trabalhar, também, com sonorização de grandes ambientes, lançando a linha de produtos profissionais. Hoje, a Selenium oferece mais de 170 alto-falantes e acessórios, disponibilizados através de uma rede de distribuição de quase 10 mil pontos-de-venda.
Além da matriz, a Selenium marca presença em São Paulo com uma estrutura atual, equipada para atender um dos mercados mais exigentes. A filial na Capital Paulista dispõe de um centro de distribuição, moderno showroom, anfiteatro para palestras, cursos e um laboratório de testes de produtos, além de sediar o escritório de vendas nacional.
No mercado externo, possui uma subsidiária integral nos Estados Unidos- A Selusa, com um escritóro de vendas e logística no estado da Virgínia – na costa leste, e um centro de distribuição na Califórnia – costa oeste; um escritório de vendas em Madrid, a Selenium Europe, e uma intensa operação na Ásia, com a Selenium China.
Os produtos também são exportados para 40 países, equipando alguns dos melhores PAs, estádios esportivos, teatros, salas de cinemas, casas de espetáculos e eventos pontuais no mundo todo, além de uma das mais importantes montadoras de automóveis, como a Renault.
Todo este trabalho foi reconhecido por três anos consecutivos pelo PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade), um dos mais importantes prêmios de qualidade do Brasil. Em 1998, a Selenium recebeu o troféu bronze, em 1999, prata e, em 2000, o troféu ouro.