Os candidatos interessados em obter uma bolsa de estudos integral ou parcial já podem se preparar para as inscrições Prouni 2023. São diversas instituições parceiras do programa. Saiba mais a seguir sobre as inscrições Prouni 2023 e efetue a sua o quanto antes!
Este programa disponibiliza vagas principalmente aos estudantes que são egressos de escola pública e também egressos da escola privada, desde que na condição de bolsista integral.
O sistema de seleção desses candidatos é totalmente informatizado e as vagas Prouni 2023 são distribuídas de maneira segura sem qualquer tipo de ação fraudulenta.
Ao todo, desde 2016, já são mais de 1,9 milhões de estudantes que se formaram graças ao Prouni e, detalhe, 70% deles com bolsa integral, ou a partir de vagas remanescentes PROUNI 2023.
Juntamente com outros programas importantes como o FIES e o SISU, o acesso de pessoas com baixa renda aos bancos das universidades privadas se tornou mais fácil.
O que é o Prouni?
O Prouni (Programa Universidade para Todos) é uma iniciativa criada pelo Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação que tem como principal objetivo oferecer bolsas de estudo a brasileiros que não possuem condições de pagar as mensalidades da faculdade.
As inscrições Prouni 2023 são disponibilizadas pela internet. Todos os candidatos devem atender aos requisitos obrigatórios exigidos pelo programa.
Requisitos Prouni
Para se candidatar e participar da inscrição Prouni 2023, os candidatos devem atender alguma dessas condições descritas abaixo.
Confira:
- Ter se formado no Ensino Médio em escola pública;
- Ter se formado no Ensino Médio em escola privada, desde que na condição de bolsista integral;
- Ter se formado no Ensino Médio em escola pública e privada na condição de bolsista integral;
- Possuir alguma deficiência física ou mental;
- Ser um professor atuante da rede pública de ensino;
- Ter realizado o ENEM e não ter obtido nota zero na prova de redação;
- Não possuir diploma de formação no Ensino Superior;
- Comprovar a renda per capita familiar de até 3 salários mínimos.
Como calcular a renda da minha família?
O cálculo da sua renda familiar é bem fácil de fazer. Basta somar a renda bruta de todos os componentes da sua família (lembrando que são apenas as pessoas que moram na mesma casa que você) e depois dividir por essa mesma quantidade de pessoas.
Poderão fazer as inscrições Prouni 2023 apenas os candidatos que tiverem um resultado de até 3 salários mínimos por pessoa.
Para ser bolsista integral, por exemplo, o candidato deve apresentar uma renda per capita familiar de até 1 salário mínimo e meio. Para bolsistas parciais, a renda sobe para até 3 salários mínimos.
Cursos Prouni
Antes de procurar como são feitas as inscrições Prouni 2023, você precisa conhecer os cursos que são oferecidos. Listamos algumas opções para você conhecer e já escolher o seu.
Para que quando as inscrições PROUNI 2023 estiverem abertas no dia 28 de janeiro, você não perder tempo. E não se esqueça que o prazo será até dia 31 do mesmo mês.
Os cursos Prouni 2023 são oferecidos por instituições de Ensino Superior altamente qualificadas e conhecidas nacionalmente. Acompanhe a seguir:
- Administração;
- Análise e desenvolvimento de sistemas;
- Ciências contábeis;
- Matemática;
- Química;
- Engenharia;
- Engenharia química;
- Engenharia civil;
- Engenharia mecânica;
- Ciências da computação;
- Ciências biológicas.
Inscrições Prouni
As inscrições Prouni 2023 já estão disponibilizadas pela internet e são feitas de maneira rápida e sem complicações. Não esqueça dos prazos!
Veja a seguir como se inscrever quando as inscrições Prouni 2023 estiverem abertas:
- Acesse o site oficial ou clique aqui;
- Procure a opção para se inscrever e clique nela – por enquanto essas inscrições não estão abertas;
- Preencha corretamente as suas informações e finalize a sua candidatura.
No site antigo, as inscrições eram feitas seguindo os passos abaixo:
Calendário Prouni
A inscrições, começam dia 28 e encerra dia 31, como já falamos. E em seguida temos seus resultados, que são:
- 4 de fevereiro: resultado da primeira chamada;
- 4 até 11 de fevereiro: comprovar documentos;
- 18 de fevereiro: divulgação da segunda chamada;
- 18 até 28 de fevereiro: procedimento de inscrição para a segunda chamada.
Não perca os prazos. Se programe!
Continue a leitura com: MEC lança portaria do processo de seleção para financiamento estudantil!